Segunda fase de acesso ao Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema já não abre este ano – Observador

Segunda fase de acesso ao Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema não será aberta em 2021, revela Observador



A segunda fase de acesso ao Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema não vai ocorrer este ano, de acordo com o anúncio feito na quarta-feira. O montante previsto para essa segunda fase será utilizado para reforçar a primeira fase, sendo acrescido em seis milhões de euros, conforme despacho conjunto do ministro da Cultura, do secretário de Estado das Finanças e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Inicialmente, cerca de 6,4 milhões de euros do orçamento total de 14 milhões de euros alocados ao Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema seriam destinados à segunda fase de candidaturas, que estava prevista para o terceiro trimestre deste ano. No entanto, essa segunda fase não será realizada e o valor será utilizado para reforçar a primeira fase de candidaturas.

A mudança visa atender à grande quantidade de projetos apresentados na primeira fase, que excedeu significativamente a dotação disponível. A nova lista de projetos a ser apoiada, com base no total da dotação orçamental disponível para o ano de 2023, será elaborada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pelo Turismo de Portugal, sendo divulgada no site do ICA.

Além disso, em 2024, o Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema será mantido, e será criado um regime de incentivo fiscal para projetos cinematográficos e audiovisuais de grande dimensão, que funcionará como um mecanismo complementar ao cash rebate.

O Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema foi criado em 2018 com mecanismos de incentivo para rodagens em Portugal, como o filme “Velocidade Furiosa 10” e a série “Rabo de Peixe”, e tem tido uma procura superior à capacidade financeira disponível. A proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê que o Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema tenha 14 milhões de euros e a aplicação de um novo regime fiscal, de dedução à coleta do IRC para as produtoras de cinema, que coexistirá com o cash rebate.

Um estudo encomendado pelo Governo indicou que entre 2018 e 2022, o fundo apoiou 168 projetos de cinema e audiovisual, com um investimento total de 238,1 milhões de euros, dos quais 128,7 milhões de euros foram provenientes de investimento estrangeiro, com um montante total de incentivo de 64,3ME.



Habilite-se a Viagens

Você deve estar logado para postar um comentário.

Discover more from Milhas Travel

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Milhas Travel We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications